Cursos e Oficinas

Nossa atuação tem como foco a disseminação da importância de conservação dos recursos naturais por meio da utilização de materiais de baixo impacto (recicláveis, reaproveitados, etc.), especialmente o bambu. Estamos alinhados ao trabalho de resgate cultural presente nas diversas manifestações artísticas presentes no nosso país e no mundo, como forma de valorização e manutenção de todo um legado, especialmente no que tange a música e a cultura popular. Abaixo destacamos alguns dos projetos já executados.


Workshop sobre o Bambu - Cavalcante, Chapada dos Veadeiros, Goiás (2010)


Oficina de Construção de Tambores - Quilombo do Oiti, Itacaré, Bahia (2011)


Oficina de Afinação de Tambores - Quilombo de Santo Amaro, Itacaré, Bahia (2011)


Oficina de Percussão com material reciclável: Construção e Ritmo - Colégio Decisão, Goianésia, Goiás (2011)

Atuamos em diversos projetos de cunho artístico, cultural e sociambiental que primam pela melhoria da qualidade de vida e do planeta. Somos engajados nas questões que somam para um mundo mais justo e mais harmônico, sobretudo, sustentável. Estes ideais refletem-se nas propostas de trabalho as quais podem ser desenvolvidas, entre elas, destacamos:


Oficina de Construção de Instrumentos E Ritmo


Promovemos a sensibilização dos participantes perante a questão ambiental vigente por meio de palestras educativas, que contemplam especialmente o bambu, enquanto uma fonte renovável e materias recicláveis e reutilizados; sua utilização para fabricação de instrumentos musicais, representando um produto ecologicamente correto. A integração social também se torna possível pela demonstração de diversos tipos de instrumentos musicais fabricados com o bambu, além da parte rítmica que faz jus ao resgate cultural de ritmos musicais populares muita das vezes em situação de extinção.


Oficina de Percussão (Ritmos Populares)


Ministramos oficinas de ritmo e percussão para indivíduos interessados e grupos. As atividades contemplam ritmos populares como congos, jongos, cirandas, ijexás, maracatus, samba de roda, congadas, entre muitos outros. O trabalho visa despertar os participantes para valorização, conservação e divulgação de toda uma rica cultura musical e artística marcada na nossa identidade enquanto nação.


Cursos sobre Bambu


Possibilitam a troca de saberes relacionada a cultura do Bambu, uma planta cujas propriedades e atributos naturais são incomparáveis. São muitas as possibilidades oferecidas pelo Bambu como material suporte para Arquitetura, Construção Civil, Paisagismo, Eco-Design, Artesanato, Peças para Decoração, Instrumentos Musicais, entre outros. Por ser um material natural altamente renovável está em concordância com projetos ecológicos e sustentáveis. Além disso, a planta possui rápido crescimento vegetativo, fácil manejo, baixo custo de plantio e tratamento, somados a sua capacidade de capturar carbono da atmosfera, que fazem do Bambu a matéria-prima do futuro. Representa forte elemento de conservação, recuperação ambiental e elemento construtivo com suas vocações estruturais.
Demonstramos todo processo de plantio, corte, manejo e tratamento do Bambu assim como suas diversas utilizações em estruturas em geral, apresentando e respeitando a visão de cada povo e cada cultura sobre a utilização deste material.


Montagem de Domo Geodésico (Bambu)


Divulgamos, estimulamos e fortalecemos a troca de saberes relacionada à cultura do Bambu, envolvendo as diversas possibilidades que o espaço geodésico oferece por meio de um processo interativo e sensorial, para o fazer coletivo, possibilitando uma reflexão crítica sobre a vida em sociedade e da relação com o meio.
Demonstramos todo processo de plantio, corte, manejo e tratamento do Bambu assim como suas diversas utilizações em estruturas em geral, apresentando e respeitando a visão de cada povo e cada cultura sobre a utilização deste material.

*OBS: Caso tenha interesse em alguma das propostas, bem como dúvidas e sugestões estamos à sua disposição para melhor atendê-lo. Os cursos e oficinas podem ser ajustados conforme a demanda, assim fique a vontade para solicitar cronograma, planejamento, programação, orçamentos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário